Rastreadores para cargas obrigatórios nas apólices

Por qual motivo precisamos utilizar um localizador para cargas em nossa frota?

Sempre que transportarmos as mercadorias em alto valor agregado, a partir disto, os índices de roubos, principalmente em grandes centros urbanos por exemplo, e seus arredores da grande São Paulo por exemplo, são bastante altos.

A partir disto, todas as seguradoras vem colocando as suas apólices e os sistema de PGR há a obrigatoriedade de utilização das iscas eletrônicas para uma localização de cargas, como por exemplo eletrônicos, os medicamentos, bem como cafés, agrotóxicos, implementos agrícolas e outros tipos de produtos alimentícios inclusive.

Como funciona a duração de bateria dos rastreadores de iscas móveis?

São pelo menos quatro configurações existentes de baterias, estas que poderão ter entre uma duração de 45 dias, entre 30 dias e 15 dias e até mesmo uma semana. A boa diferença é que tudo deverá ficar no tempo de posicionamento a partir do localizador.

Sempre que tivermos um menor intervalo de tempo de posicionamento, temos uma menor duração de bateria. A partir disto, basta que se entenda o total funcionamento para a sua operação entender qual a situação mais adequada. Caso seja para viagens de curta distância, é melhor que se utilize de iscas com posicionamento em cada minuto, mas no caso de viagens com muitos dias de duração este tempo pode inclusive ser aumentado para mais de uma hora.

Para a distribuição urbana qual a isca é mais recomendável? E quanto a logística reversa, como funciona?

Na maioria das vezes, as operações de distribuição consideradas urbanas contam com uma viagem que pode ser realizada com a duração de somente algumas horas. E para isto é recomendado que o rastreador móvel tenha um posicionamento realizado a cada minuto.

As durações de baterias das iscas são de até sete dias, com este prazo é possível ir até o local de entrega e retirar o localizador. Em um sistema online, é possível ver a localização de todas as iscas de sua frota gerando um melhor serviço.

Existe diferença entre apólice avulsa e aberta?

A apólice, por ser o contrato do que o seguro de transportes cobre, deve determinar todas as características do serviço a ser oferecido pelas companhias de seguro. Entre as diferenças de uma para a outra é que a avulsa é direcionada a clientes que realizam embarques com baixa frequência, sendo assim, a cada embarque é aberta uma nova apólice com as especificações do serviço de maneira detalhada.

A aberta já possibilita a abertura de vários “contratos” usando apenas uma apólice. Por intermédio das averbações é que as mercadorias transportadas serão relacionadas, emitindo uma para cada embarque senda necessidade de uma nova apólice para o seguro.