Como limpar o sofá em casa mantendo-o limpo.

Para iniciar a lavagem de sofá independente de qual seja o material do seu, o primeiro passo é aspirá-lo por completo, ou utilizar uma escova de cerdas macias, dessa forma você consegue retirar todas as sujeiras, pêlos, poeira e tudo o mais que estiver sobre ele.

Os sofás com material em linho, veludo ou qualquer outro tipo de tecido: Alguns especialistas recomendam uma solução caseira de limpeza, que é a mistura de 1 litro de água morna com 250ml de vinagre branco. Umedeça um pano limpo, e passe essa mistura no sofá. Caso haja manchas mais difíceis de serem removidas, repita o mesmo processo, mas aplicando com uma esponja mais molhada.

Depois desse processo passe um pano seco para remover o excesso da mistura e deixe secar naturalmente. O vinagre além de limpar, retira vários cheiros desagradáveis e também deixa o tecido mais macio. Esse tipo de limpeza pode ser feita 1 vez no mês.

Para os sofás com revestimento em couro, courino ou napa: Nesse tipo de caso a orientação é passar apenas um pano umedecido em água ou detergente neutro. Para evitar possíveis rachaduras e conservais mais o couro, especialistas recomendam aplicar pelo menos de 3 em 3 meses, silicone líquido ou vaselina.

Esses produtos podem ser aplicados com uma flanela e vão ajudar a manter as fibras desse material mais hidratada, evitando aquelas rachaduras que são bastante comuns.

Já os sofás com estofado de camurça: É mais aconselhado usar apenas água para limpá-los. Um pano umedecido com água é o suficiente para tirar toda a sujeira, se necessário é possível usar detergente neutro também.

Os sofás em camurça devem ser escovados pelo menos uma vez na semana com escovas próprias para o material. Se algo líquido cair no sofá é ideal secá-lo o mais rápido possível.

Quais são os tipos de limpezas de sofás?

Limpeza de sofás de couro

O couro precisa ser limpo com muito cuidado e delicadeza. Isso porque qualquer movimento errado, ou a utilização de produtos inadequados podem causar rachaduras e prejudicar de forma irreversível o material.

Se o seu sofá é de couro, você precisa saber que o profissional precisa ter habilidades especiais para isso. Nesse caso a limpeza é feita por meio de um detergente neutro e um pano seco para finalizar.

Para a finalização da limpeza de sofás de couro é recomendado utilizar certos produtos que conseguem hidratar o couro e dar brilho a ele. Isso faz com que a sua durabilidade aumente consideravelmente.

Lavagem de sofás a seco

Esse é o tipo que mais se popularizou nos últimos anos. Isso porque se trata de uma lavagem de sofa que não utiliza água ou produtos que umedecem muito o tecido ou o estofado. Isso dá uma maior segurança para os clientes.

Tem gente que acha que se o sofá ficar molhado é porque ele com certeza será danificado. Aliando isso à praticidade e a agilidade do serviço de limpeza de sofás a seco, ele virou um grande sucesso.

O mais recomendado a utilizar esse serviço é quando realmente não é possível existir umidade no sofá. Caso contrário não existem grandes diferenças com a limpeza tradicional.

Limpeza de sofás com shampoo

Esse é o método tradicional! Para fazer a limpeza de sofás dessa forma é utilizado uma espécie de shampoo especial por todo o tecido do sofá. Ele consegue retirar todas as impurezas e sujeiras contidas no sofá.

Enfim aqui você percebe que lavar ou limpar o seu sofá é o melhor caminho antes de pensar em comprar um novo !